
Você já passou por essa situação?
Existe uma maneira de oferecer ajuda! O conceito de Lar Transitório (LT) é o movimento de pessoas inquietas que oferecem abrigo, alimentação e carinho até que o bichinho ganhe uma nova família, dessa vez definitiva.
Claro. Não são todas as pessoas que podem fazer isso, assim como não é qualquer um que pode ter um animal de estimação, por isso vale a pena refletir bastante antes de qualquer atitude.
Converse com quem vive com você. Conte o seu plano e sinta se existirá cooperação, isso é muito importante. Além de espaço, você precisa ter dinheiro para arcar com as despezas dos novos hóspedes.
A ARCA Brasil - ONG de proteção animal que há 16 anos trabalha para conscientizar cada vez mais a população - listou alguns critérios que garantem a saúde e o bem-estar dos animais disponíveis para adoção:
1. Tenha consciência de que atuará no coletivo, não no individual.
2. Evite o apego, isso dificulta as chances de encontrar um novo lar amoroso e responsável para o cão/gato.
3. Mantenha no máximo de 10 animais, assim você garante o controle da saúde física e comportamental dos bichos.
4. Acredite que agindo assim, você ajudará realmente muitos animais!
Ao tornar-se um LT você aliviará uma triste situação: abrigos cada vez mais lotados, incluindo os Centros de Controles de Zoonoses (CCZ), pessoas que continuam abandonando seus animais e que não se preocupam com o controle populacional e fazem com que essa cruel roda-viva não pare de girar.
Informe-se sobre proteção e bem-estar animal através do site da ARCA Brasil. Você também pode se cadastrar e receber gratuitamente o Notícias da ARCA, newsletter mensal que traz os assuntos mais importantes da causa.
ARCA Brasil: www.arcabrasil.org.br