segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Trabalho Voluntário: primeiros passos

Conheço muitas pessoas que passam ou já passaram por isso, sentem vontade de ajudar, mas não imaginam por onde começar. Escolhas precipitadas e informações erradas podem frustrar até os mais animados. Contenha a ansiedade inicial para que a sua energia seja realmente bem empregada. Eis cinco dicas para vocês:


  1. Existem inúmeras áreas e assuntos trabalhados pelo Terceiro Setor. De acordo com o seu gosto, analise o que você prefere: meio ambiente, animais, idosos, crianças carentes, pessoas com deficiência física ou mental, dependentes químicos, cultura, esporte e etc.
  2. É fundamental respeitar as próprias limitações. Se para você é muito sofrido trabalhar diretamente com pessoas doentes, não force a situação. Para evitar a desistência e um voluntário desanimado vale a mesma regra do profissional remunerado, você tem que gostar do que faz.
  3. Pesquise as ONG’s, OCIP’s, Instituições, Centros e Associações que cuidam do assunto escolhido. Entre no site, geralmente as entidades reservam uma área específica para quem quer ajudar. Veja o que estão precisando, caso o seu perfil se enquadre: BINGO - entre em contato!
  4. Estude a própria rotina. Você dispõe de quanto tempo para dedicar a um trabalho voluntário? Existem opções semanais, quinzenais, mensais e até pontuais (ajudando em eventos e feiras).
  5. Lembre-se, trabalho voluntário exige compromisso e dedicação. As pessoas já estão contando com a sua ajuda. Não falte e seja pontual.


A minha experiência confirma que doar um pouco de tempo para ajudar o próximo é muito mais gratificante do que você possa imaginar. Sair da inércia, arregaçar as mangas e tomar uma atitude é, primeiramente, um bem que você faz a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário