terça-feira, 30 de junho de 2009

LAR TRANSITÓRIO para cães e gatos


Pela manhã estava parada em frente a minha vila quando raparei em dois cachorrinhos SRD (sem raça definida). A minha cara de “oh que lindo” fez com o que o maior atravessasse a rua e viesse em minha direção, quando ele chegou a sensação mudou, me senti mal por não poder abrigá-lo.

Você já passou por essa situação?

Existe uma maneira de oferecer ajuda! O conceito de Lar Transitório (LT) é o movimento de pessoas inquietas que oferecem abrigo, alimentação e carinho até que o bichinho ganhe uma nova família, dessa vez definitiva.

Claro. Não são todas as pessoas que podem fazer isso, assim como não é qualquer um que pode ter um animal de estimação, por isso vale a pena refletir bastante antes de qualquer atitude.

Converse com quem vive com você. Conte o seu plano e sinta se existirá cooperação, isso é muito importante. Além de espaço, você precisa ter dinheiro para arcar com as despezas dos novos hóspedes.

A ARCA Brasil - ONG de proteção animal que há 16 anos trabalha para conscientizar cada vez mais a população - listou alguns critérios que garantem a saúde e o bem-estar dos animais disponíveis para adoção:

1. Tenha consciência de que atuará no coletivo, não no individual.
2. Evite o apego, isso dificulta as chances de encontrar um novo lar amoroso e responsável para o cão/gato.
3. Mantenha no máximo de 10 animais, assim você garante o controle da saúde física e comportamental dos bichos.
4. Acredite que agindo assim, você ajudará realmente muitos animais!

Ao tornar-se um LT você aliviará uma triste situação: abrigos cada vez mais lotados, incluindo os Centros de Controles de Zoonoses (CCZ), pessoas que continuam abandonando seus animais e que não se preocupam com o controle populacional e fazem com que essa cruel roda-viva não pare de girar.

Informe-se sobre proteção e bem-estar animal através do site da ARCA Brasil. Você também pode se cadastrar e receber gratuitamente o Notícias da ARCA, newsletter mensal que traz os assuntos mais importantes da causa.

ARCA Brasil: www.arcabrasil.org.br

2 comentários:

  1. Olá Vanessa, agradeço pelo comentário e pela atenção. Sou realmente uma entusiasta na área, mas também venho sofrendo com as decepções causadas pela deturpação da idéia original e primordial do terceiro setor. Aqui em Teresina, ajudei a fundar e sou associada da APIPA - Associaçaõ de Proteção e Amor aos Animais. Iniciativas pioneiras que vão contra toda a indiferença social (não só com pessoas, mas com todos os seres) é que vão fazer do nosso mundo, um mundo melhor.

    um grande abraço e parabéns pelo seu blog e pela sua decisão.

    ResponderExcluir
  2. Oi bom dia!

    Meu nome é Yanaí e assim como você sou doida por cães e bichos em geral. Há uma semana, vimos um cãozinho na chuva em mogi das cruzes, totalmente sem reação e o pegamos no desespero para ver se estava bem. Levamos ao veterinario, demos banho, tosamos e tiramos milhares de piolhos. Vacinamos com ivermectina para vermes né, fizemos um tratamento contra piolhos, pulgas, carrapatos e sarna e agora estamos tratando sua anemia e magreza, que já estão bem melhores.
    Temos apena um grande problema. O problema eh que nao temos onde deixar o django (nome provisório) morando enquanto ele nao fica 100% para ser adotado. Na minha casa (sp zona sul) tem 2 gatos e 2 cachorros, na da minha mãe tem cachorro e passaros, na casa da Brunna (sp zona leste) que é a minha amiga que está responsável por ele, tem uma bulldog e a família dela não quer nem pensar em bicho.
    O que fizemos essa semana foi: durante a semana a brunna o levou para o flat onde mora em mogi enquanto cursa a universidade e de final de semana tem uma casa em itaquera de um tio dela q está para alugar, então deixamos ele lá e vamos 2 vezes por dia alimentá-lo, medicá-lo e brincar com ele. O problema é que o flat já disse q ela não pode voltar com ele para lá nessa segunda feira, se não ela vai receber uma multa e a casa de itaquera, além de estar quase fechando o contrato de aluguel, é muito fora de mão para irmos e voltarmos duas vezes ao dia para tratá-lo.
    Nunca teríamos coragem de deixá-lo novamente na rua, ou dentro de um caixa, na porta de uma ong, ou pet shop e também não podemos mesmo deixá-lo conosco. A situação está desesperadora para nós. Nós duas e alguns conhecidos combinamos que vamos arcar com os gastos, racoes, remedios e qdo ele puder, castrar e vacinar, mas gostaria muito de saber se vc poderia aceita-lo ou se sabe de alguém ou alguma ong que tenha espaço para ficar com ele nesse processo, principalmente até ele ficar 100% e mais fácil de adotá-lo.
    Muito obrigada pela atenção e fico no aguardo!
    Yanaí
    --
    Yanaí Mendes - Fotografia e Design
    +5511.98288-3079 [tim]

    ResponderExcluir