quinta-feira, 27 de agosto de 2009

AEB Casa Abrigo Santana Núcleo I




Hoje eu e a minha mãe deixamos a vergonha de lado e tocamos a campainha de uma casa em nossa rua. Eu já sabia que ali viviam algumas crianças, só não tinha idéia do que era exatamente. Fomos recepcionadas por algumas, que curiosas, fizeram duas perguntas logo de cara: “você é a mãe de quem?” e depois “você tem filhos?”.
Entramos e fomos conversar com a Tia Alzira - como as crianças nos apresentaram. Contei o motivo da nossa visita surpresa e ela nos explicou que aquele espaço era um abrigo, que atualmente vivem 21 crianças (de 0 a 17 anos). Elas foram retiradas do convívio familiar por diversos motivos. Algumas podem voltar para casa e outras podem ganhar uma nova família.
 Entre as maiores necessidades a Tia Alzira destacou: roupas e calçados, produtos de higiene (incluindo fraldas) e acompanhamento escolar. Ainda de acordo com ela, o histórico dessas crianças as vezes influencia no rendimento escolar, por isso um reforço individual com a ajuda de voluntários é muito bem vinda!
Quando saímos minha mãe comentou como essas histórias são tristes. Eu concordei, mas é incrível como existem inúmeras possibilidades de ajudar, basta a gente querer e abrir um pouco os olhos. Encontramos a Tia Alzira e a sua turminha a poucos metros de casa.
Para quem quer conhecer melhor esse trabalho, acesse: http://www.aeb-brasil.org.br/.  

3 comentários:

  1. Que bacana, Van!
    E aí, tá engajada nessa instituição?
    Sou mais uma daquelas que quer ajudar e não sabe ao certo como. Reforço escolar poderia ser uma idéia...
    Beijo, querida!
    Maíra

    ResponderExcluir
  2. Má, na verdade estou formulando uma pequena campanha, a idéia é montar um kit p/ cada criança. O reforço é mto importante, mas exige compromisso e tempo, por isso fica mais difícil "pedir" para o pessoal. Assim que organizar td eu te aviso. Tá????!!!

    Obs. Eu pensei em ajudar 1 vez por semana (é na minha rua, né?).

    Beijooo

    ResponderExcluir
  3. Oi achei muito legal encontrar teu comentário aqui,pois estava procurando algo nesse setor e essa casa de apoio as crianças parece ser muito interessante,acho que como vocês eu e minha mãe daremos uma passada lá.
    Obrigada,
    Daisy

    ResponderExcluir