terça-feira, 25 de agosto de 2009

As vezes quase esquecemos os “bons modos”



Você já percebeu que o mais educado dos seres humanos perde a compostura em determinadas situações? O meu lado Lineu, herdado do Sr. Luiz Carlos (meu pai), sempre falou mais alto, sou uma pessoa bastante preocupada com o próximo e prezo sempre pela boa educação...
Mas depois de enfrentar a lotação da estação Ana Rosa (foto), ser prensada na porta, virei a versão 2009 da “Garota Enxaqueca” e a qualquer gesto mínino de esperteza “a lá brasileira”  pensamentos justiceiros vinham à cabeça.      
Por exemplo, atire a primeira pedra quem nunca entrou no empurra-empurra do metrô ou travou uma luta corporal para defender o próprio território (quase inexistente)? Isso acontece. Em dias normais não ligo para os espaçosos de plantão, mas como estava com a tolerância nos pés, observei como existem pessoas folgadas no mundo.
Errada, uma mulher sentou-se no banco reservado, fechou os olhos para não ser julgada e não se ofereceu para ajudar a senhora que estava em pé. Quando o banco ao lado vagou, a espertinha rapidamente “acordou”, mudou de lugar e fez com que a amiga sentasse no reservado. Conclusão, a senhora permaneceu em pé, com as sacolas na mão.
Muitas vezes o transporte público nos tira do sério? Sim! Mas se deixarmos os bons modos e o respeito de lado o que já está ruim, vira caótico. Todo mundo estava na mesma situação: voltando do trabalho, por isso a boa e velha educação faz com que a mínima ordem nos ajude a enfrentar o caos.

4 comentários:

  1. oiii
    nossa, pois eh, tem mesmo gente que não tem educação, e isso dá nos nervos de qualquer pessoa bem educada, e faz com que ela perca o controle.
    ou seja, além de serem mal-educadas com outros ao seu redor, também fazem com que eles também sejam! >:(
    isso eh horrível. educação devia ser um pouco mais importante nesse país, certo?
    xauzinhu

    ResponderExcluir
  2. eo investimento na educaçao é pequeno isso vai continuar acontecendo por mais 500 anos

    bjus

    ResponderExcluir
  3. É verdade! E além da educação que deveria ser oferecida pelo governo, parece que falta educação dentro das próprias famílias. Será que alguns conceitos saíram de moda?!

    ResponderExcluir
  4. olah, obrigada pelo seu comentário! volte sempre! espero ver outro post qd voltar aqui! ^^

    ResponderExcluir